top of page
GT 01 - Religiões Afro-Brasileiras: práticas, sincretismo, relações de poder e políticas públicas

Compreendendo as múltiplas dimensões das religiões de matriz africana, o presente grupo de trabalho tem como objetivo refletir sobre a pluralidade de práticas que constituem o campo religioso afro brasileiro e suas interfaces com as crenças populares e demais expressões culturais, mediadas pelos sincretismos e hibridismos que as compõem. O GT buscará suscitar discussões sobre tais práticas, contemplando pesquisas sobre manifestações religiosas coletivas e individuais, urbanas e rurais, de origem negra, indígena e suas percepções identitárias e étnicas, como também suas relações de poder, mídia, resistências, intolerâncias, gênero, estética, medicina popular e educação, abrangendo ainda trabalhos sobre situação de povos e comunidades de terreiros nas cidades, territórios, seus conflitos e políticas públicas.

Coordenadores:

Sabrina Verônica Gonçalves Lima Mestranda em História do Brasil (PPGHB/UFPI)

Francisca Daniele Soares do Carmo 

Mestranda em Sociologia (PPGS/UFPI)

E-mail: sabrina_veronyca10@hotmail.com

GT 02 - Espiritualidade e políticas de saúde: discussões sobre religiões e cura

A presente proposta intenta propiciar debates e reflexões antropológicas em torno dessas temáticas, as quais têm contribuído fortemente para se pensar os conceitos de “saúde” e de “doença” na sociedade contemporânea (Ver LAPLANTINE, F. 2004), bem como, observar as relações e os processos sociais entre religiosidades, saúde-doença e corpo. Compreendemos que entender o espaço público como atravessado por diferentes saberes em relação à saúde, o corpo e as curas e os cuidados terapêuticos associados, nos permite focar nas conexões, interlocuções e negociações construídas e reconstruídas nos cotidianos dos mediadores. Nessa perspectiva, esperamos construir diálogos a partir de pesquisas que envolvam corpo, saúde e adoecimento em diversos contextos de cura e de cuidados (sistemas de saúde, religiosos, familiares, comunitários). A fim de analisar as relações entre essa diversidade de agentes, práticas e saberes que têm sido interseccionadas por marcadores com campos etnográficos amplos.

 Coordenadoras:

 

Cidianna Melo

Mestre em Antropologia (PPGAnt/UFPI)

Ianne Macêdo

Mestranda em Antropologia (PPGAnt/UFPI)

Jaynna Feijão

Mestre em Antropologia (PPGAnt/UFPI)

E-mail: cidy_mello@hotmail.com

GT 03 - Antropologia Visual: Política, Gênero e Religiosidade

Este grupo de trabalho convida estudantes e pesquisadores que se debruçam sobre investigações relativas a Antropologia visual, tendo como foco de estudo questões tais como política, gênero, arte e/ou religiosidade, a debater sobre a produção científica em torno de tais temáticas. Objetivamos ampliar a reflexão, comunicação e o desenvolvimento de pesquisas e proposições em Antropologia da imagem, política, gênero, arte e/ou religiosidade, tais como: experiências de estudantes e/ou pesquisadoras/es que utilizam imagens nas investigações científicas e/ou artísticas; práticas artístico-interventivas; relatos de práticas educacionais realizadas por docentes de instituições de ensino (fundamental, médio e superior; produção cultural e/ou quaisquer produções em interface com o audiovisual e os temas relacionados.

Coordenadores:

Carla Moura

Mestranda em Antropologia (PPGAnt/UFPI)

Ilana Magalhães

Mestranda em Antropologia (PPGAnt/UFPI)

Luciana Leite  

Mestranda em Antropologia  (PPGAnt/UFPI)

E-mail: lufour@gmail.com

GT 04 - Religiosidade, Memória E Processos De Construção Étnico-Identitários

Coordenadores:

Márcio Douglas de C. e Silva

Mestrando em Antropologia (PPGAnt/UFPI)

Ismatônio de Castro Sousa Sarmento

Mestrando em Antropologia (PPGAnt/UFPI)

E-mail: conectadonomarcio@hotmail.com

Este grupo de trabalho (GT) busca estabelecer uma abordagem ampla sobre as diversas formas de representação religiosa e consequentemente, dos modos como os sujeitos mantém relação com os seres considerados divinos. Para isso, aspectos do mundo religioso como promessas, rituais e devoções terão espaço nessa discussão. Em um país formado por uma multiplicidade de manifestações religiosas como o Brasil, esse GT abre espaço para um diálogo que possa permear os meandros da vivência religiosa do povo brasileiro. Um aspecto importante que devemos nos atentar ao nos reportarmos as devoções e rituais que podem ser encontrados em diferentes contextos religiosos é a memória; esta traduz muito sobre o sentimento de pertencimento religioso e da própria continuidade dessas devoções. A memória, enquanto um mecanismo construído social e individualmente, nos remete não apenas às recordações, mas também aos esquecimentos e os silenciamentos, forjados pelos sujeitos para legitimar o passado e atualizar o presente. Em verdade, a religião e a memória, em relação íntima e conjunta, fundamentalmente, consubstanciam os processos de construção étnicos e identitários. Assim, a dimensão da religiosidade, mediada por esses atravessamentos, idiossincrasias, simbolismos, capturada pelo agenciamento empírico dos sujeitos de memória, com suas próprias crenças, práticas, performances, experiências, valores, significados e visões de mundo, isto é, as múltiplas configurações de identidade que se expressam na e através da existência social, são os nossos interesses teórico-metodológicos centrais. Muito mais que respostas acabadas aos problemas de pesquisa que se colocam, propomos uma arena em que proliferam questionamentos, ou seja, em que as dúvidas são o caminho mais estratégico das certezas e as confrontações de ideias se revelam como a quintessência da reflexão.

GT – 05    Religião e Mercado 

Este GT tem por objetivo mostrar as várias facetas da mercantilização das religiões; seja da mercantilização pura e simples da fé, como visto em alguns segmentos religiosos, assim como as influências que essa mesma fé exerce sobre o mercado; desde a venda de pequenos sourvenis nas muitas igrejas, templos, lojas, dentre outros, espalhadas Brasil afora, até as influências sobre as vestimentas de seus fiéis e também não fiéis. Vamos nesse GT compartilhar pesquisas que tratem da mercantilização da fé e, das influências que essa mesma fé exerce no mercado. Serão bem vindo a esse GT trabalhos, vivências e pesquisas em andamento que tratem de forma direta ou apenas simbólica da mercantilização de todo e qualquer segmento religioso.

 Coordenadores:

Edgar Leite

Mestre em Antropologia

(PPGAnt - UFPI) 

L’Hosana Ceres de M. Tavares

Mestranda Em Antropologia

(PPGAnt - UFPI)

E-mail: tavareslcm@yahoo.com.br

bottom of page