top of page

Teresina

Piauí

A origem de Teresina é ligada diretamente ao Rio Poti. Às margens desse rio havia um povoado, que depois seria elevado à condição de Nova Vila (do Poti ou Poti velho). Essencialmente formada por pescadores e pequenos comerciantes, era cortada por uma estrada que ligava Oeiras, então capital da Província do Piauí, a Parnaíba, um dos mais prósperos centros do estado. Esse povoado corresponde hoje ao bairro do Poti Velho, que embora tenha surgido mais de 100 anos antes do que a capital, só foi anexado a mesma em meados do século XX. Hoje, apesar da grande e profunda mudança em sua paisagem, o bairro ainda preserva seus costumes e suas tradições. Hoje é considerado o bairro mais velho da capital, porém o marco e a data de fundação da cidade são atribuídos a fundação do atual centro da capital.

 

A cidade já nasceu, ou seja, foi fundada, em 1852, com o objetivo de tornar-se capital da Província do Piauí, totalmente planejada pelo Conselheiro José Antônio Saraiva, sendo, portanto, oficialmente a primeira capital planejada do Brasil .A construção faz parte da atual Praça Marechal Deodoro, onde na fundação da cidade concentrava toda a esfera política do estado, com o prédio da Justiça Federal e do Palácio do Governo (Atual museu do Piauí) e também destacava-se como centro econômico, com a inauguração do mercado velho. Hoje, marco zero da fundação da cidade, a praça possuí ainda o Palácio da Cidade(Antiga escola normal) e o Mercado central(Mercado velho) do que integrava a sua fundação.

 

O nome da cidade remete a imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria intermediado com o imperador Dom Pedro II a ideia de mudança da capital, e em sua homenagem deu-se o nome da cidade, que é a contração (mistura) das palavras Teresa e Cristina. Tornada capital, Teresina passou por um crescimento bastante acentuado, aumentando de 49 para cerca de 8 mil habitantes em duas décadas. Essa foi a primeira cidade do Brasil construída em traçado geométrico. Ela não nasceu de forma espontânea, mas de modo artificial. Saraiva, pessoalmente, tomou as primeiras providências: planejou tudo, juntamente com o mestre-de-obras português João Isidoro França, com o cuidado de estabelecer logradouros em linhas paralelas, simetricamente dispostas, todas partindo do Rio Parnaíba, rumo ao Rio Poti, principais fontes de água da cidade, até hoje.

A Ponte Estaiada do Sesquicentenário Mestre João Isidoro França foi projetada para as comemorações dos 150 anos de Teresina, no estado brasileiro do Piauí. Inaugurada em março de 2010, é um dos mais importantes pontos turísticos da capital piauiense.

Ela recebe este nome em homenagem ao secretário geral de obras do governo do José Antônio Saraiva, em 1848, fundador da Vila Nova do Poti (primeiro nome de Teresina) O nome foi decretado ainda no início de sua construção em 2002, na administração de Firmino Filho(PSDB).

A ponte possui como atração turística um mirante que onde as pessoas podem visualizar toda a paisagem da cidade

 

O Parque Ambiental Encontro dos Rios é uma área de relevante Interesse Ecológico - ARIE, ou seja, reserva ambiental localizada na zona norte de Teresina, no bairro do Poty Velho ,o mais antigo bairro da capital, zona de bastante influência da pesca e artesanato ,onde deságua o rio Poti no Parnaíba, lugar de singular beleza principalmente ao pôr-do-sol.O parque é geralmente visitado por turistas locais, nacionais e internacionais em visita à Teresina. É ponto de passagem obrigatório aos interessados em desfrutar um belo pôr do sol sobre o encontro das escuras águas do rio Poti e as barrentas e velozes águas do rio Parnaíba.No parque pode-se encontrar trilha de 250 m, centro de atendimento ao Turista, banheiros e ainda conta com quiosques de venda de artesanato local. Ainda os turistas ou visitantes pode usufruir do Restaurante Flutuante (sobre o rio Poti) com cardápio da região à base de peixe e outros.Um dos pontos altos é o momento de tirar algumas fotos junto às belezas do local e principalmente junto à enorme estátua do Cabeça-de-Cuia à entrada do parque, representando uma lenda local bastante conhecida na cidade e no Estado, chamado de Cabeça de Cuia.

A Potycabana é um parque de lazer, em Teresina, na margem do Rio Poti, nas proximidades da Ponte Juscelino Kubitschek e do Teresina shopping.O parque possui 43 mil metros quadrados, sendo 15 mil metros de área verde, acrescentando-se pista de 1,5 Km para a prática da caminhada, duas pistas de 1,5 Km com tratamento asfáltico para ciclismo, pistas para prática de esportes radicais como o skate, bem como oito quadras, sendo uma de futebol society, uma de tênis, duas de badminton, duas de vôlei/futebol de areia e duas poliesportivas, que servirão; no replanejamento o parque passou a contar com internet wi-fi e dois palcos de eventos, um principal e outro auxiliar.

 

bottom of page