top of page

Minicursos

 

O trabalho do Antropólogo: Atuação profissional em debate – Profª Drª Márcia Leila de Castro Pereira (UFPI)

 

 

 

Ementa:

 

Durante o século XX, a antropologia no Brasil consolidou-se por sua excelência científica, nacional e internacional. Como reflexo disso, a antropologia vem contribuindo crescentemente, nas últimas décadas, para a formulação de políticas públicas para a sociedade. Entretanto, no curso de seu processo de transformação, surgem para a antropologia novos desafios e perspectivas, que passam pela atuação dos antropólogos em suas esferas profissionais, acadêmicas ou não (ONGs, INCRA, MPF, MPE, Ministérios, Empresas, Faculdades particulares, Instituições privadas e públicas diversas). Nesse sentido, o presente minicurso tem como objetivo contribuir para o debate acerca da formação dos antropólogos e apresentar os possíveis campos de atuação profissional. Serão discutidos e analisados trabalhos “práticos” em antropologia, como: Perícias antropológicas, Laudos Antropológicos, Relatórios Antropológicos e Relatórios do Componente Indígena e Quilombola do EIA/RIMA (Estudos de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental). Além disso, serão debatidas obras acadêmicas que nos possibilitarão refletir sobre ética e antropologia.

 

Dinâmica do minicurso:

O minicurso será composto por duas aulas expositivas e durante as aulas serão realizados debates e discussões sobre os temas apresentados.

 

02/06/16

 

1ª parte: Antropologia em cena: paradigmas conceituais, teóricos e Metodológicos.

2ª parte: Perícias, Laudos, Relatórios Antropológicos e Legislações – exercício profissional da disciplina.

 

03/06/16 

 

1ª parte: Relatórios (componente indígena e quilombola do EIA-RIMA) e Plano de Gestão Territorial e Ambiental (Terras Indígenas / Comunidades Quilombolas) – exercício profissional da disciplina.

2ª parte: Ética nos trabalhos antropológicos.

 

Antropologia das emoções –Profª Drª Francisca Verônica Cavalcante (UFPI) 

 

 

Resumo:

 

O minicurso propõe abordar o campo da Antropologia das Emoções no Brasil pontuando a ênfase dada as interconexões entre Antropologia e Sociologia, as disciplinas, historicamente, apresentam comunicação intensa percebidas nas temáticas, referências e métodos que se auxiliam mutuamente. Serão estudados os autores: Mauro Koury, Cláudia Rezende, Cláudia Coelho, nos ajudarão a refletir acerca de marcas identitárias brasileiras a partir das seguintes emoções: luto, medo, sofrimento, dor, vergonha, amor, amizade dentre outras.

 

Ementa:

Abordar Emoções como categoria das ciências sociais, enfocar a diversidade temática no campo da antropologia das emoções, particularmente no Brasil..

 

Objetivos:

Conhecer algumas das análises antropológicas das emoções desenvolvidas no Brasil a partir dos autores Mauro Koury, Cláudia Rezende, Cláudia Coelho dentre outros.

 

Conteúdo Programático:

A Antropologia das Emoções no Brasil,(4 hs)

 

02/06/2016

  • O campo da Antropologia das EmoçõesA Antropologia;

  • A Sociologia das Emoções no Brasil Emoções:

03/06/2016

  • Luto, sofrimento, medo, amizade, gênero, violência

 

Antropologia, interculturalidade e educação Prof. Dr. Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento (UFPI) 

 

 

Resumo:

 

O minicurso tem como proposta promover uma reflexão sobre as relações existentes entre dois campos do saber - Antropologia e Educação. Durante muito tempo, o aparato teórico e metodológico da antropologia, vem sendo usado por outros campos do conhecimento, notadamente o campo da educação, dessa forma, faz-se necessário refletir sobre como e quais tem sido as contribuições do saber antropológico para os diferentes campos do saber, principalmente o da Educação. Este minicurso se propõe ainda a uma reflexão mesmo que de forma muito panorâmica sobre o estado atual do diálogo entre Antropologia e Educação. Para tanto, tomaremos como ponto de inflexão destas duas áreas do conhecimento a temática da interculturalidade, haja vista que este tema, vendo abordado principalmente por essas duas áreas do conhecimento - Antropologia e Educação.

 

Palavras chaves: Antropologia, interculturalidade e educação.

 

Objetivos

 

Refletir sobre a relação entre antropologia e educação;Analisar as formas de apropriação dos aspectos teóricos e metodológicos da antropologia por outras áreas do conhecimento;Refletir sobre as diferentes formas de contribuição do saber antropológico ao campo da educação;Analisar Dialogar sobre as diferentes possibilidades de contribuição do saber antropológico na formação de professores;

 

02/06/2016

 

Antropologia, interculturalidade e educação: Questões teóricas.

 

03/06/2016

Interculturalidade e educação saberes e diálogo: questões práticas.

 

 

bottom of page